Viena – Áustria

Olha, se você tiver o interesse de visitar a capital austríaca… prepare-se, porque é cara!!!

Muito bonita, recheada de histórias por todas os lados a “metrópole” do Danúbio tem muito a oferecer a quem a visita. Com muitos museus, galerias, palácios, um zoológico maravilhoso é praticamente impossível dizer que não tem nada pra fazer/ver/visitar na cidade.

Viena Pass

Não estou sendo pago e nem tá rolando permuta nem nada (quisera eu) mas tenho que falar sobre o VIENA PASS, que é uma “passe” que dá direito a acesso em mais de 60 lugares pela cidade, sendo eles: museus, galerias, zoológico, pontos turísticos, ônibus que fazem todo esse percurso de um lugar a outro e ainda dá acesso ao ônibus que vai até o aeroporto.

Porém, nessa vida nem tudo são flores, evidentemente é algo pago, mas levando em consideração os preços dos ingressos e o transporte que ele já oferece, vale muito a pena adquirir, tudo vai depender da quantidade de coisas que você procurar fazer ou disponibilidade de recursos mesmo ($$$).

Os palácios

Principal capital do império Austro-húngaro Viena é recheada de grandes palácios, dez ao todo, sendo um dos mais conhecidos o Hufburg, que só de residência da família real serviu por mais de 600 anos, e o Schönbrunn (esse nome ai mesmo, que eu nem sei falar), são alguns dos maiores museus de cidade onde também eles expõem seus riquíssimos acervos sobre a história do império austro-húngaro e a realeza da época.

Palácio de Schönbrunn
Conteúdo Próprio

O único problema é que dentro desses espaços é proibido tirar fotos (pelo menos quando eu fui não podia).

Museumsquartier
Fonte: https://pxhere.com

Mas seguindo um pouco por essa vibe de museus, artes e história, não tem como não falar do museumsquartier (quarteirão dos museus) que é uma região cercada por museus assim como o de história natural, de artes (que ficam um de frente pro outro), mas há muitos outros por lá.

E falando dessa região, não posso deixar de falar do Mumok, também museu de arte, mas que seu acesso está cheio de bares e cafés sempre movimentados durante o dia, mas que também serve de ponto encontro dos Vienenses principalmente na parte da noite, e acredito que valha a pena dar um pulinho por lá também.

Seguros Promo Seguros Promo

O que mais tem pra fazer na cidade?!

Ainda tem muita coisa, e opções não faltam por lá!

Além da catedral de São Estevan, que fica bem no centro da cidade cercada por várias lojas, restaurantes e confeitarias.

Catedral de São Estevan
Fonte: https://pxhere.com/

E falando nas confeitarias… os austríacos são mestres nessa culinária com vitrines de agua na boca e encher os olhos com suas tortas e outras especiarias locais.

Mas ainda nessa região você também pode visitar as muitas galerias e palácios da região assim como o Unsere  que é um parque muito agradável de se caminhar ali bem pertinho da catedral.

Zoológico de Viena
Fonte: zoovienna.at/
Foto: Daniel Zupanc

Além disso vale super a pena recomendar aqui o zoológico da cidade, com uma coleção de espécies riquíssima como: leões marinhos, pandas, rinocerontes, elefantes, girafas e grandes felinos, ursos polares e muitos outros.

O zoo também conta com uma pequena “floresta tropical” com pássaros e morcegos (que ficam soltos lá dentro) e vários outros animais como répteis e anfíbios.

E por último… não podia deixar de fora… dependendo do seu interesse e disponibilidade, uma visita a Danube Tower é uma ótima parada entre os pontos turísticos na cidade.

Danube Tower
Fonte: viennapass.com

Com mais de 250 metros, além de proporcionar uma vista linda do Danúbio (rio que corta a cidade), a torre conta com um café giratório (sim, você toma café enquanto “a torre” gira lentamente sobre seu eixo… é muito legal) o que deixa a experiência ainda melhor.

Sugestões sobre o que e onde visitar Viena jamais serão escassas, a cidade tem muito a oferecer, tanto que para muitos é até melhor apreciada que Paris.

Booking.com

Curiosidades sobre Viena

Depois de tantas sugestões e antes encerrar o post vale a pena dizer que pra quem pretende visitar ou já visitou a cidade é bom avisar ou simplesmente relembrar de algumas coisas que acontecem por lá.

Carruagem para passeio no centro de Viena
Fonte: https://pxhere.com/

A cidade é linda e ao mesmo tempo que moderna tem sua história muito presente, e falando em história… a capital austríaca é conhecida pelos grandes e luxuosos palácios (já mencionados aqui) e a “glamorosa” vida da família real na época. Sendo assim uma das atrações da cidade são os passeios de carruagens, que são movidas por tração animal, e que esses animais defecam e então… pode acontecer de você passar por pontos onde haja uma certa concentração dessas coisinhas dos cavalos.

E ainda nessa vibe dos cavalos, mas de uma forma mais indireta, a região do museumsquartier e alguns aqueles museus na verdade eram estábulos, que após uma reforma proposta pelo imperador da época os transformou no que se pode ver hoje. E sinceramente, se não soubesse disso, jamais saberia que construções tão belas se resumiam a isso em outros tempos.

Outros pontos importantes

Um pequeno “obs” aqui, mas isso é algo que sempre sugiro quando alguém que me pergunta como fazer um roteiro para viajar, as vezes um prévio conhecimento de algo com isso pode fazer com que você passe a olhar para o lugar que está visitando de outra forma.

Um outro ponto que via muito antes que começar a fazer esse blog e fazendo pesquisas sobre como montar meu roteiro, eu lia e via muitos posts e vídeos falando sobre “passeios grátis”, sim eles são de graça, mas tipo, ir a uma feira, sim, é de graça, ficar em uma praça com alguns museus e mostrar como eles são (por fora), também é de graça, mas em alguns eu percebi que dava a impressão de ser grátis e na verdade não é. Como eu sou meio que amante de história em alguns lugares eu gosto mesmo de entrar explorar o máximo que eu puder já outros não, mas isso vai da cada um, só não acho certo “dar a entender” algo que não seja condizente com a verdade.

Bem… sendo Viena e última cidade visitada no circuito pelo leste europeu, mais uma vez deixo esse espaço aberto a quem quiser colaborar de alguma forma com o blog, criticando, elogiando, levantando pontos não apontados… sinta-se à vontade aqui e até a próxima.

Booking.com