Capa União Europeia Bem Alguma Coisa

União Europeia

Bem… é meio estranho falar disso quando se está num blog de viagem, mas fica tranquilo que isso está longe de ser uma aula de história e mais longe ainda de ser um papo bem Jornal da Globo sobre a conjuntura econômica da Europa.

A intenção desse post é mais para ajudar você a entender melhor esse espaço constituído por mais e 20 países, estando boa parte deles aqui no blog ou futuramente estarão…

(Eu ouvi um amém?!) rs

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

Mas então?! Você deve estar pensando…

Onde você entra nessa história toda?

Dentro desses países e das fronteiras que os abrangem, existem regras (leis e normas) que são compartilhadas por eles assim com a moeda (em alguns) também…

Mas esse papo de Euro a gente fala aqui… e vamos focar melhor nesse assunto aqui.

Resumindo a UE

A União Europeia funciona como uma convenção o em que os países participantes se reúnem para legisla sobre todo o bloco.

Então para nós turista isso nos “facilita” pois as regras de imigração são unificadas entre eles, assim como na Zona Shengen também…

Que é outro assunto que falaremos dele por aqui… mas facilita no aspecto das fronteiras serem “abertas” entre um país e outro.

Por exemplo se você quiser viajar do norte de Portugal até o extremo Sul da Itália, você pode fazer isso tranquilamente de ônibus, trem, avião ou até de carro (com a sua Permissão Internacional de Direção).

Seus Seguros de Viagem, podem ser validos por toda área abrangente do Bloco ou da Zona Shengen assim como as indenizações caso seu vôo atrase ou seja cancelado.

Tá vendo só a importância de falarmos um pouquinho de assuntos que as vezes passam despercebidos?!

Naturalmente esbarramos em vários outros, que também fiz um post especial pra cada um deles, como a questão dos Seguros, a Zona Shengen, o Euro, indenização em caso de atraso e/ou cancelamento de voo.

Enfim… é sempre bom saber sobre os nossos direitos, mesmo como turista em outro país, e saber também minimamente como as coisas funcionam em terras que iremos conhecer e explorar.

Espero que a leitura tenha sido proveitosa… e até a próxima