Não só de viagens vive o Bem Alguma Coisa. rs
Não é uma aula da escola, muito menos um artigo científico, mas a história, muita das vezes, é algo importante de conhecer, previamente, quando se está visitando algum lugar, como é o caso da Península Ibérica (Portugal e Espanha).
Sobre a história…
Bem… resumindo… lembra daquela parte da aula que se falava dos feudos?
Então é mais ou menos nessa época que começa essa questão que estamos falando…
Há muito tempo os Mouros, povo de origem árabe/muçulmana, tentava invadir a região.
Os pequenos feudos até que “davam conta” das tropas invasoras, mas ficavam sempre tendo que lidar com essas e outras questões.
Pois além de não haver reino unificado ainda haviam guerras internas, entre os feudos.
Tempos se passaram e meio a essas guerras veio a Guerra Santa, as Cruzadas e isso reforçou ainda mais os laços dos então reinos com a Igreja Católica.
E passou a ser uma guerra dos católicos contra os Mouros, que começou lá pelo século XI e findou no finalzinho do século XV.
(Me desculpem os professores de história aí… mas de forma beeeeem resumida foi isso!)
Mas em que isso influenciou?
Em muitaaaa, coisa, acredite!
Algumas delas você pode perceber andando por Lisboa ou Sintra…
Por lá você consegue vê nitidamente a influência desse povo, como é caso das ruas em formato de “labirinto” característica tipicamente Moura, assim como podemos ver isso em várias outras partes da Europa, até mesmo fora da península, principalmente em algumas regiões da Itália como na Ilha da Cecilia.
Ainda nessas duas cidades você consegue ver construções marcantes dos Mouros que contrastam com as demais, como o Castelo de São Jorge e o Castelo dos Mouros.
Inclusive algumas cidades e regiões continuam com seus nomes de origem árabe, como Albufeira e Algarve, respectivamente.
Sem contar que com o apoio da igreja no enfrentamento aos Mouros influiu no que podemos ver até hoje nesses dois países (Portugal e Espanha) que são uns dos mais católicos da continente.
Fato influenciou bastante a forma de colonização das Américas e na nossa cultura cristã.
Há também uma influência étnica por causa da miscigenação desses povos, por isso que comumente vemos pessoas mais “morenas” do que em outras regiões europeias.
É daí, diz a lenda, que surgiu a expressão de sangue azul, dita pelas pessoas de pele mais clara (na Espanha) para os mestiços, relatando a sua “pureza”.
E pra terminar…
É por isso que acredito que um conhecimento histórico prévio sobre qualquer lugar que se pretende visitar pode causar toda a diferença e torna ainda mais interessante o lugar que se pretende conhecer, como é o caso de Viena na Áustria, ou até mesmo “desmotivar” a tirar fotos de alguns monumentos como na Bélgica.
De qualquer forma conhecimento nunca é de mais e enriquecer as experiências que temos em nossas viagens não tem preço.
Espero que tenha gostado da leitura e que de alguma forma ela tenha sido enriquecedora pra você.
Até a próxima!
