Essas e muitas outras perguntas sempre ficam na nossa cabeça na hora de FAZERMOS AS MALAS, e sabendo disso tem uma listinha aqui embaixo com algumas sugestões para esse momento, não tão prazeroso para alguns, porém muito importante para sua viagem.
As malas… com toda e absoluta certeza é um dos pontos mais importantes da sua viagem, mas a pergunta que fica é: dobrar normal ou em rolinhos?
Planejamento
O momento de preparar a mala, não é só colocar o que você “acha que vai precisar” e sim o que realmente vai precisar, pra evitar situações como a cobrança um excesso de bagagem.
Com coisas desnecessárias que você nem chegou a usar somadas ao que você comprou quando estava fora, mas também, pra que não tenha aquele momento que no meio da viagem não tenha nenhuma roupa limpa pra usar.
Então vamos ao tal planejamento.
Antes mesmo de tudo e/ou qualquer coisa confirme as dimensões de bagagem permitidas com a empresa que realizará a viagem;
Comece a pesquisar uma semana antes O TEMPO, como vai estar, probabilidade de chuvas, temperatura. E é algo muito fácil tão quanto importante, basta colocar no aplicativo do próprio celular e ir acompanhando nos dias próximos a partida;
Tenha a real noção de quantos dias você vai ficar, parece bobeira, mas às vezes a gente simplesmente acaba passando por maus bocados só por conta disso;
Explore as possíveis combinações com as roupas que você está levando, pra que no último dia não tenha só umas roupas nada a ver pra usar (isso acontece real).
E tente focar em cores neutras e de tecido que não amassem muito.
Organização
Sim, organizar é beeeeemmm diferente de planejar… é agora que já tendo noção de tudo aquilo que foi dito antes que começamos a de fato arrumar nossa mala.
Independentemente de sua bagagem ser de só a de mão ou grande/despachada também é interessante que você use aqueles saquinhos com mini frascos de shampoo, condicionar e outros produtos higiênicos/estéticos por questões de peso, espaço, e principalmente a praticidade que o tamanho oferece e já um lugarzinho pra guardar tudo junto e ocupando pouco espaço;
Nesse caso vale uma observação sobre o anterior, quanto a esse estojo/kit/nécessaire.
Se no caso você estiver se preparando pra uma viagem de avião com apenas bagagem de mão, é muito importante que você tenha essa nécessaire.
Visto que é uma das normas de segurança dos aeroportos, em geral nela contem frascos entre 80 e 100ml.
O máximo permitido são 100ml por frasco, podendo totalizar até 1litro (somando todos).
E isso vale pra todo liquido dentro de sua bagagem, não só produtos de higiene como protetor solar, desodorantes, solução para lente de contato, tudo mesmo;
A outra grande questão que sempre vemos por aí “dobrar normal ou enrolar!?”, isso depende…
Depende dos espaços da sua bolsa, do volume da roupa quando está enrolada ou não (há certos casacos que isso de enrolar não funciona muito bem).
E se você for do grupo que não gosta de roupa amassada as vezes o “rolinho” pode não ser a melhor opção dependendo do tipo de tecido.
Mas em geral, enrole;
Antes mesmo de colocar as coisas na mala, enrole o que for de enrolar, dobre o que for de dobrar organize tudo em um mesmo lugar, para que você possa ter uma visão geral de tudo e saber como encaixar melhor cada coisa dentro do espaço da sua mala;
Tente sempre otimizar os espaços dentro de sua mala, colando por exemplos coisas dentro do tênis que você estiver levando como remédios, pranchas, escovas (de cabelo).
Essas coisas (de preferência nada liquido, pois a segurança do aeroporto pode pedir para verificar o conteúdo).
Dicas extras
Mesmo já tendo feito tudo isso há algumas outras coisinhas que podem ajudar nesse processo:
Pra galera que gosta de uma roupa “passadinha”, tente colocar o que eu chamo de “roupa do primeiro dia”. Dependendo do tempo que você vai passar dentro do avião, ônibus ou carro é chato ainda ter que se preocupar com passar roupa…
Então sugiro que coloque uma “roupa do primeiro dia” que é aquela blusa, vestido que não amarrote mesmo que não seja dobrado direitinho;
Sempre tenha uma troca de roupa e peça intima a mais… emergências podem acontecer então esteja sempre preparado;
Mesmo que você não tenha dores de cabeça com frequência, não custa nada levar um remedinho pra isso na nécessaire;
Tomadas, adaptadores e multiplicadores.
Não é bobeira, mas nem todos os países possuem o mesmo padrão de tomada e voltagem que a gente, e também viajando por aí você pode encontrar hotéis lindos que mesmo com 3 ou 4 estrelas não vão ter muitas tomadas em seus quartos (imagine os com menos) visto que muitos deles são construções antigas (muito comum na Europa) e que na época não havia tanto a necessidade de por o celular, iPad, câmera, e várias outras coisas para carregar na mesma noite. Então esteja preparado pra isso;
Power Bank, isso as vezes pode salva o dia (e até a viagem). Imagine aquela vigem tão sonhada que no meio do dia sua bateria acabe e você não tem mais como registrar o que está fazendo, vendo e descobrindo…
Não é nada legal, né?!
Então sabendo disso é super aconselhável que você tenha um desses pra levar na mala.
Com que roupa você vai viajar?
É muito importante isso!
Dependendo do que você queira levar e levando em conta sua mala e o espaço nela, você pode querer levar um tênis, bota ou algum casaco que você não tem mais espaço pra por nela…
Já pensou em ir vestido com eles?!
Isso facilitaria muito na sua organização e ainda abriria um espaço maior pra você por outras coisas em sua mala.
Esse post teve como ideia passar de uma forma bem resumida esses pequenos detalhes que algumas vezes passam despercebidos e podem ser evitados.
Se de alguma forma você sinta necessidade de saber mais sobre como organizar uma bagagem só de mão comenta aqui embaixo que talvez conversemos mais sobre isso em outro post.
Tomara que a leitura tenha ajudado de alguma forma, e se quiser deixar sua opinião, crítica ou sugestão comenta aqui embaixo.
Até a próxima!
