Zona Shengen

Bem, quando se percorre pela Europa é importante você conhecer o básicos de suas “zonas”, acordos e uniões.

Uma delas é a Zona Shengen, que assim como a União Europeia (UE) tem a livre circulação de cidadãos e turistas por suas fronteiras a Shengen.

É um acordo de mesmo nome que insere nessa lista países que não fazem parte da UE.

Além dos países que já falamos no artigo sobre a União Europeia inclui-se nessa acordo alguns outros como Suíça, Noruega e Islândia.

Mas pra mim viajante o que isso importa?

Importa que todos esses países compartilham as mesmas regras de imigração (para turismo), o que nos facilita na hora de planejar nossas viagens e roteiros.

Ah… e outra coisa…

Se você acha que por viajar (por exemplo) de Portugal passando pela Espanha e indo até a França, mesmo que seja de avião, seu passaporte só receberá dois carimbos.

Um único para entrada e outro para saída dessa “Zona”…

A não ser que você dê um pulinho na Inglaterra (que ela não faz parte da Zona Shengen e nem quando era da UE “facilitava” a entrada em seu território) e volte aí sim ganhará outros. rs

Funciona como se você viajar de um país para outro não fosse considerado um voo internacional.

Até mesmo muitos aeroportos por lá chamam de “voos domésticos”, internacional é quando sai Zona Shengen.

E por falar em voos tem aqui no blog um post muito legal que fala sobre voos e atrasos na Europa, depois dá um pulinho lá pra ver.

Pra fecharmos, vou deixar aqui todos os países que fazem parte da Zona Shengen e quem sabe já incluir um ou outro a mais na sua próxima trip.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia , Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Espero que a leitura tenha sido bom, até a próxima!