Tendo uma localização beeeem estratégica para os viajantes do circuito pelo leste europeu, a República Eslovaca faz fronteiras com três países que já falamos por aqui no blog.
Estando ela entre a República Tcheca, Áustria e Hungria e tendo a capital com uns 50 km de distância de Viena.

Esses e alguns outros motivos, facilitam a visita ao país do eslovacos e colocam ele no itinerário de muitos viajantes da região…
Por isso vamos falar um pouquinho mais dele por aqui no blog.
Um pouquinho de história
Tendo seu território começando a ser constituído lá pelo século V e VI o país já começava a ter sua importância no Império de Samo.
Em resumo esse império seria o que depois conheceríamos como Tchecoslováquia e por isso que por muito tempo esses dois países tão distintos hoje, se mantiveram unidos.
Logo em seguida rolou a anexação do Reino da Hungria e depois do Império Austro-húngaro…
Durante um bom tempo permaneceu assim, até que o fim da segunda guerra, e a queda do Império, fez surgir a então Tchecoslováquia.
E assim permaneceram até chegássemos ao fim do regime comunista no final da década de 80 e lá em 1993 houvesse a separação.
Mas esses detalhes a gente fala melhor em outro artigo… que se você quiser já está aqui esperando você.
O país atualmente
Hoje a República Eslovaca é um membro da União Europeia, tendo como moeda o Euro e faz parte da Zona Shengen.
Diante disso o país não exige um “visto” prévio para nós BRs que queremos visitá-lo e a passagem entre um país e outro não exige a passagem pelos agentes da imigração, como é o caso do circuito.

Com uma população menor que 6 milhões de habitantes, o país majoritariamente católico tenta modernizar sua economia por ser um país tão novo (nascido em 1993) no velho continente.
Fato esse que influência no baixo custo de vida no país que nós viajantes sentimos bruscamente quando comparamos os preços entre os outros países da trip.
Ainda mais quando comparamos com a Áustria, devido ambos terem a mesma moeda, o Euro.
E esse foi um pequeno resuminho que deixei aqui só pra você conhecer o país um pouquinho mais antes de fazer as malas.
Espero que a leitura tenha sido boa.
E sendo por aqui no blog ou quando estiver por lá, não deixe de explorar!
